Teste de Glicemia será obrigatório em instituições de saúde de SL

Câmara garante aplicação de teste de glicemia em instituições de saúde de São Lourenço

O projeto que torna obrigatória a aplicação do teste de glicemia capilar nos hospitais, prontos-socorros e unidades básicas de saúde de São Lourenço foi aprovado por unanimidade nesta semana pela Câmara Municipal, durante sessão ordinária (24/04). A medida é voltada para pessoas com diabetes ou que apresentarem sintomas.

“Um dos pontos importantes é evitar que algum procedimento seja feito sem que a equipe de atendimento saiba da doença. Como isso pode trazer sequelas, evita-se o erro médico”, destacou o vereador Ricardo Toddy (PSD), autor da proposta.

“Outro objetivo é diagnosticar ao máximo as crianças, pois quanto mais cedo se identifica o diabetes, menores serão as sequelas para o paciente. A gente só sabe da dificuldade que é ter um filho com a doença quando se acompanha o dia-a-dia. Então é muito importante garantir a qualidade de vida desses jovens”, concluiu Ricardo Toddy.

O texto determina que o teste também seja aplicado nos casos do paciente chegar desacordado nas instituições de saúde, mediante recomendação médica ou do corpo de enfermagem. O projeto seguiu para a sanção do Poder Executivo, que também deverá regulamentar as normas para a sua efetivação.

 

diabetes Teste de Glicemia será obrigatório em instituições de saúde de SL
Identificar o diabético evita risco de medicação errada

Teste de Glicemia capilar

 

O teste da glicemia capilar é feito com objetivo de verificar os níveis de açúcar no sangue em determinado momento do dia e para isso deve ser utilizado um aparelho de glicemia que realiza a análise de uma pequena gota de sangue que é retirada da ponta do dedo.

A dosagem da glicemia capilar é mais indicada para pessoas que possuem hipoglicemia, pré-diabetes e diabetes, sendo nesse caso recomendado que a dosagem seja feita antes e após as refeições para que se possa fazer um controle dos níveis de glicose e, assim, possam ser feitos ajustes na dieta ou mudança na dose do medicamento caso haja necessidade.

Apesar da dosagem ser mais indicada antes e após as refeições, o endocrinologista pode recomendar a dosagem em outros momentos do dia, como antes de dormir e assim que acordar, por exemplo, pois assim é possível verificar o comportamento do organismo em períodos de jejum, sendo importante no tratamento do paciente diabético.

A glicemia também pode ser medida por meio de um pequeno sensor que é acoplado no braço e que realiza medições constantemente durante o dia e a noite. Esse sensor indica a glicemia em tempo real, nas 8 horas anteriores e qual a tendência da curva glicêmica para os próximos momentos, sendo esse sensor muito eficaz no que diz respeito ao controle da diabetes e prevenção de hipo e hiperglicemia.

Valores de referência da glicemia

Após medir a glicemia capilar, é importante comparar o resultado com os valores de referência:

Glicemia normal Glicemia alterada Indica diabetes
Em jejum Inferior a 99 mg/dl Entre 100 e 125 mg/dl Superior a 126 mg/dl
2h após as refeições Inferior a 140 mg/dl Superior a 140 mg/dl

No caso dos recém-nascidos, é difícil que o exame seja realizado em jejum, por isso, é recomendado que os níveis de glicose no sangue do recém-nascido estejam entre 50 e 80 mg/dL.

Caso a pessoa não tenha diabetes, mas o valor de glicemia esteja na coluna da glicemia alterada ou da diabetes, é recomendado que volte a repetir a medição no dia seguinte, e caso o resultado persista, consultar o endocrinologista para que seja feito o diagnóstico conclusivo.

 

 

Rolar para cima
.