Profissionais são capacitados em educação inclusiva para retorno das aulas presenciais

Ação vai fazer com que as crianças sejam acompanhadas conforme suas necessidades individuais

Os profissionais da rede municipal de Educação receberam, nesta quarta-feira (18/08), uma capacitação para aprimorar os conhecimentos no atendimento aos alunos com dificuldade de aprendizado gerados pela pandemia da Covid-19. A palestra aconteceu no auditório da Escola Municipal Coronel Manoel Dias Ferraz e foi voltada para psicopedagogos, professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e professores recuperadores.

O objetivo da ação, iniciativa do Governo Municipal, por meio da Secretaria de Educação (SME), foi preparar esses profissionais para o retorno das aulas presenciais no sistema híbrido para atender os alunos de acordo com as dificuldades de cada um. Entre esses alunos estão aqueles que precisam de apenas um acompanhamento pedagógico e os que possuem deficiência intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA), entre outros.

De acordo com a gerente de Educação Inclusiva da SME, Helena Ferraz, a capacitação vai permitir que esses profissionais coloquem em prática os conhecimentos para contribuir com a aprendizagem das crianças.

“O longo período em que os estudantes ficaram sem as aulas presenciais e muitos sem a intermediação do professor em sala de aula criou dificuldades para o aprendizado das crianças. Essa dificuldade foi causada pela falta de acesso à internet, equipamentos multimídia ou pessoas preparadas para o acompanhar o aluno nas aulas. Precisamos fazer esse resgate do conteúdo com todos os estudantes”, explicou a gerente.

Após o retorno presencial, os professores farão um diagnóstico dos alunos que compõem cada umas das turmas de todas essas escolas. Eles apontarão os alunos com dificuldade e a escola fará uma avaliação para encaminhar o aluno para o acompanhamento pedagógico ou psicopedagógico. Dessa forma a criança será acompanhada de forma adequada conforme a necessidade dela.

Rolar para cima
.