PRF realiza operação para fiscalizar excesso de peso nas rodovias do Sul de Minas

Operação da Polícia Rodoviária Federal, PRF,  voltada a veículos de carga visa reduzir o risco de acidentes na Fernão Dias.

No total foram flagradas aproximadamente 150 toneladas de excesso de peso.

Entre os dias 29/05 e 01/06/2023, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou mais uma fase da Operação Serra Segura, que é direcionada para veículos de carga e ocorreu entre os kms 679 e 690, da rodovia Fernão Dias, visando coibir o transporte de excesso de peso e eventuais infrações passíveis de causar acidentes de trânsito.

A fiscalização enfatizou vários itens, com destaque para o excesso de peso, sistema de freios, suspensão, amarração e acondicionamento de cargas transportadas, bem como sistemas de iluminação e sinalização, tendo sido lavradas 235 autuações e recolhidos ao pátio 20 veículos.

 

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PRF fiscaliza caminhões na Fernão Dias

Quanto ao transporte de excesso de peso, foram lavradas 34 autuações, perfazendo um total de aproximadamente 150 toneladas de excesso e os veículos foram retidos para transbordo e regularização.

A PRF ressalta a importância deste tipo de fiscalização, uma vez que o descumprimento dos preceitos legais por parte dos condutores de veículos de transporte de cargas potencializa sobremaneira o risco à vida de todos os usuários, bem como contribui para diminuição da vida útil da rodovia.

Limite de peso nas Rodovias

A lei 7.408/85 estabelece a tolerância de 5% ao limite de 45.000 kg para o Peso Bruto Total, passando o limite para a autuação (multa) para 47.250 kg.

Largura: 2,60 mAltura: 4,40 m

Comprimento total de veículo simples: 14,0 m

Comprimento total de veículo articulado: 18,15 m

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A ação visa prevenir acidentes

Comprimento total de veículo com reboque: 19,80 m

Tolerância de peso na balança rodoviária
A lei 7.408/85  estabelece a tolerância de 5% ao limite de 45.000 kg para o Peso Bruto Total, passando o limite para a autuação (multa) para 47.250 kg. A Resolução nº 104 de 21/12/99 alterou tolerância para o excesso de peso por eixo de 5% para 7,5%.

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