A Polícia Militar de Minas Gerais colocou todo seu efetivo nas ruas no dia 20 de abril. Após a circulação de mensagens, fake news, de ameaça as escolas de Minas Gerais nos últimos dias, sobre supostos ataques e massacres, inclusive um menor foi apreendido em Belo Horizonte por supostamente ser o autor de mensagens escritas em banheiros de escola pública da capital mineira.
A Polícia Militar colocou ao menos um policial na porta de cada escola do estado no último dia 20 de abril, a fim de passar tranquilidade e segurança, para pais, alunos, professores e funcionários, quer sejam elas escolas municipais, estaduais ou particulares.
A operação da PMMG intitulada de Operação de Proteção Escolar foi lançada no dia 10 de abril, e todas as unidades administrativas da Polícia no Estado de Minas foram fechadas no dia 20 de abril para direcionar os policiais na operação.
O coronel Rodrigo Piassi do Nascimento, comandante geral da PMMG durante audiência na Assembleia Legislativa (ALMG), na última segunda feira (17), que discutiu a segurança nas escolas, fez questão de enfatizar o compromisso da Polícia a fim de tranquilizar a população mineira, que estava apavorada.
“Não queríamos destacar esta data mas, para buscarmos uma amenização desse estado emocional da população mineira, no dia 20, 100% da Polícia Militar estará trabalhando na segurança das escolas. Vamos parar todo trabalho administrativo para que este dia, em conjunto com a secretaria de educação, seja extremamente tranquilo e que marque um momento diferente nas escolas estaduais e municipais de nosso estado”.
Em São Lourenço, as escolas municipais não tiveram aula nesse dia, o policiamento foi feito em todas as escolas particulares e estaduais.
A operação contou com a a colaboração da Polícia Civil que também fez o patrulhamento , inclusive o delegado Regional da Policia Civil de São Lourenço Dr. Gustavo Fernandes Teixeira esteve pessoalmente monitorando as escolas e tranquilizando a comunidade escolar da cidade.
“Estamos hoje com um trabalho padrão de acompanhamento e monitoramento , é preventivo, para demonstrar a presença das policias militar e civil. Sabemos que a maioria dos fatos , são boatos e não tem fundamento, mas hoje a policia civil está com a presença de viaturas em várias escolas, para transmitir segurança e tranquilidade.”
Sobre Fake News:
Fake News são noticias falsas, divulgadas e compartilhadas. Consiste na distribuição desenfreada de notícias falsas como se fossem verdadeiras. Hoje com o alcance das redes sociais rapidamente as fake news ganham força e invadem a vida das pessoas e mudam até o cotidiano.
A divulgação de notícias falsas trazem consequências, pois induz ao erro e contribui para a desinformação. Só acesse site de notícias seguro, que checam os fatos e apuram a verdade.
O São Lourenço Jornal se orgulha de estar informando há 90 anos a população e nunca ter emitido fake news.