Seja no quintal, nos vasos ou nos jardins, as pessoas sempre pensam em deixar sua casa com uma ambientação agradável. Para isso, optam por flores bonitas e por plantas que se adaptem bem ao ambiente.
Salvo quando somos crianças, a ideia de comer alguma planta pode ser bastante absurda para nós. Talvez por isso, na hora de comprar um vaso de planta para casa, é comum que muitos tutores não questionem se existem plantas venenosas para os cães.
Pets mais jovens tendem a mordiscar plantas por curiosidade, diversão e erupção dentária.
Já em animais adultos,o estresse pode levar o cachorro a buscar a planta como distração, desconforto gástrico e/ou intestinal, ou simplesmente o interesse pelo aroma, pela cor e pelo sabor das plantas.
Por esses motivos, é importante que o dono de pet conheça quais são as plantas tóxicas para animais, garantindo a segurança deles. São inúmeras plantas que podem fazer mal para o seu cachorro, aqui vamos citar as de maior importância:
- Comigo-ninguém-pode (Dieffenbachia spp.)
- Costela de Adão (Monstera deliciosa)
- Espada de São Jorge (Sansevieria trifasciata)
- Bico de papagaio (Euphorbia pulcherrima)
- Azaleia (Rhododendron spp.)
- Copo de leite (Zantedeschia aeothiopica)
- Lírio (Lilium spp. e Hemero-callis spp.)
- Palma de Ramos (Cycas revoluta)
- Coroa de Cristo (Euphorbia milii)
- Mamona (Ricinus communis)
- Samambaia (Pleopeltis pleopeltifolia);
Sintomas de Intoxicação
Excesso de salivação, vômito e diarreia estão entre os sintomas mais frequentes, já que muitas dessas plantas afetam o sistema digestório (estômago e intestino). Há outros sinais que podem estar presentes na intoxicação, como:
- Redução na quantidade de xixi produzida diariamente;
- Sede em excesso;
- Distúrbio respiratório;
- Febre,
- Pele e mucosas secas.
O diagnóstico pode variar muito, procure sempre um médico veterinário. Se isso acontecer com o seu animal, é interessante saber o nome da planta quando for levar o pet ao médico veterinário. Isso poderá ajudar no diagnóstico e até a agilizar o socorro.