Ação aconteceu para trabalhadores de uma construtora durante a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho
Para encerrar a Campanha do Novembro Azul e iniciar o Dezembro Vermelho, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou palestra para trabalhadores de uma construtora nesta terça-feira (30/11). Ação fez parte da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) da empresa.
O Novembro Azul é o mês de prevenção ao câncer de próstata e a diabetes. O Dezembro Vermelho é o mês de prevenção a IST/AIDS e é lembrada a importância da Saúde do Trabalhador.
Os 150 trabalhadores da obra contaram com uma palestra que esclareceu sobre o câncer de próstata, que sua evolução é silenciosa, diagnóstico precoce e tratamento. Ainda foi disponibilizado preservativos masculinos, vacinas contra a gripe comum e COVID-19.
De acordo com a enfermeira da SMS e gerente da policlínica da Policlínica, Ivy Maria Vicente Giovannini, que ministrou a palestra, os dados da Sociedade Brasileira de Urologia apontam que o câncer de próstata é o que mais mata os homens.
“A cada sete minutos é diagnosticado um caso de da doença e a cada 40 minutos acontece um óbito. Os números ainda mostram que 25% dos casos vão a óbito e 20% são diagnosticados em estágio avançado. Com o diagnóstico precoce, a chance de cura é de 99%”, informou a enfermeira.
O diagnóstico é realizado gratuitamente nas dez Unidades Básicas de Saúde (UBS), onde o médico solicita o exame de sangue PSA, que é realizado no laboratório do Hospital São Lourenço. Caso o resultado esteja alterado, o paciente é encaminhado para o tratamento especializado.
Principais sintomas
Em 95% dos casos de câncer de próstata, os sintomas começam a aparecer quando a doença já está em fase adiantada, o que diminui as chances de cura dos pacientes. Os sintomas são: micção frequente, fluxo urinário fraco ou interrompido, vontade de urinar frequentemente à noite (Nictúria), sangue na urina ou no sêmen, disfunção erétil, dor no quadril, costas, coxas, ombros ou outros ossos se a doença se disseminou e fraqueza ou dormência nas pernas ou pés.
Vacinação
Na ocasião ainda foram aplicadas 35 doses da vacina contra a gripe comum e 19 doses da Covid-19. Participaram da ação a coordenadora de Vigilância em Saúde, Akemi Murata, e a assessora de Atenção Básica, Fernanda Mello Maciel.