Uma onda de calor invade o Brasil, e no Sul de Minas não está diferente, a temperatura está nas alturas!
O inverno termina e nessa madrugada do dia 23/09 começa a primavera, mas o termômetro está alto, com temperaturas bem elevadas para essa época do ano. A umidade do ar está baixa, é preciso tomar bastante cuidado com os idosos e as crianças que desidratam com mais facilidade.
O calor extremo chegou ao hemisfério na última semana de inverno, e a atuação de uma bloqueio atmosférico, impede que frentes frias se aproximem, além do El Niño, fenômeno que aquece as águas do Oceano pacífico e a elevação da temperatura na Terra contribuem para esse calor enorme.
A capital mineira pode bater recorde de temperatura e chegar até domingo 24/09 aos 40°, cerca de 5° acima da temperatura , assim como a região norte de Minas e o triângulo.
A sensação térmica pode chegar de 1° a 3 ° acima da temperatura registrada nos termômetros devido a falta de árvores, asfalto, quantidade de edifícios, etc, problemas causados pelo famoso progresso.
Cuidados
Neste período de calor, as recomendações incluem:
🌞 Evitar a exposição ao sol durante os horários de maior calor ( entre 12h e 15h);
💧 Beber água a cada duas horas;
🩳 Usar roupas leves;
🍎 Consumir alimentos leves, como frutas e verduras.
Incêndios
A onda de calor aumenta o risco de incêndios florestais e favorece a propagação das chamas.
A recomendação do estado é que as pessoas evitem atividades que possam causar faíscas, como queimadas não autorizadas, e denunciem comportamentos suspeitos.
Segundo o Corpo de Bombeiros, de janeiro a setembro deste ano, até o momento, foram registrados 13.117 incêndios florestais em Minas Gerais, sendo 1.443 somente neste mês de setembro.
A foto da capa é Banco de imagens Pixabay.