Moradores do bairro São Matheus se mobilizam para impedir a construção de 200 aptos

Hoje, a preocupação está nesse Bairro da cidade de São Lourenço, amanhã poderá ser no que você mora! Pense nisso e nos ajude compartilhando essa matéria pois é um problema de nossa cidade e indiretamente impacta na vida de todos!

A prefeitura Municipal de São Lourenço aprovou a construção de 12 prédios de 4 andares no alto do bairro São Matheus, praticamente divisa com o Hotel Emboabas, cujo empreendimento intitulado de Residencial Águas de São Lourenço da empresa Atlho Empreendimentos e Construções Ltda ( empresa de Belo Horizonte) a ser construído no final da Alameda Antônio Gastão Nogueira.

Ocorre que trata-se de um bairro tranquilo, residencial, e um empreendimento desse tamanho tiraria não só a paz que hoje reina na vizinhança, como traria um impacto ambiental e de vizinhança devido ao tamanho do empreendimento e do local onde será construído.

Atualmente só existe um acesso ao bairro, uma única rua de entrada, o que torna o bairro seguro e acolhedor, cercado de Mata Atlântica preservada, inúmeras espécies de aves, devido a vegetação e querem acabar com isso.

Os moradores se uniram, conseguiram atrair vereadores, ambientalistas, protetores de animais, arquitetos, engenheiros, a imprensa e estão mobilizados nessa luta, já produziram um abaixo-assinado que foi protocolado no Ministério Público na 4a Promotoria de São Lourenço no dia 04/05/2023 sob o número 054/2023 e agora convidam os demais moradores de São Lourenço e bairros vizinhos, como Solar dos Lagos, Porta do Céu, Palmela que sofrerão impacto imediato com a construção.

sao matheus reunaio Moradores do bairro São Matheus se mobilizam para impedir a construção de 200 aptos
Alguns moradores se reúnem com vereadoras

Haverá ainda mais sobrecarga na Rua Barão do Rio Branco na Porta do Céu, não aguenta mais o trânsito de caminhões pesados e  máquinas para construção, o Bairro Solar dos Lagos, Palmela, sofrerão o impacto das águas das chuvas, que mais uma vez com tanta impermeabilização não terá para onde ser absorvida e descerá com velocidade bombástica alagando a parte baixa desses bairros, e vão desaguar tudo no Ribeirão São Lourenço nesse verão já tivemos péssimas experiências com esses eventos e tende só a piorar. As lojinhas da Avenida Comendador Costa, Avenida Dom Pedro II também sofrerão impacto dessas águas, av como Avenida Getúlio Vargas,  Rua Adelaide Vassalo, dentre outras.

O caminhão de coleta de lixo não passa no bairro, apenas uma Saveiro faz a coleta, o serviço de Correios não faz entrega de correspondências,  além de inúmeras árvores que seriam cortadas, pois o empreendimento está próximo a nascente de água, área de APP (Área de Preservação Permanente), mata atlântica e os inúmeros prejuízos para fauna, pois inúmeros pássaros residem nessa área, e seriam muito impactados.

Inicialmente quando o loteamento foi aprovado há anos atrás, mais de 20 anos, essa área seria de preservação do loteamento, mas segundo informações esse documento desapareceu da prefeitura.

Os moradores se uniram, estão mobilizados nessa luta, e convidam os demais moradores de bairros vizinhos,  moradores de São Lourenço para engajarem nessa luta, pois esse crescimento vertical não é bom para a cidade, nem nesse bairro, nem em nenhum outro.

Venham com a gente!

sao mateus 2 Moradores do bairro São Matheus se mobilizam para impedir a construção de 200 aptos
Onde pretendem construir 200 aptos
Rolar para cima
.