Diversos títulos premiados compõe a obra da escritora, confira abaixo
Maria Luiza Bortoni Ninis nasceu em São Lourenço e viveu aqui parte de sua infância e juventude.
Hoje reside na cidade de Itajubá. É professora de história e advogada.
Pertence a algumas academias literárias e tem trabalhos publicados em jornais, revistas e antologias.
Recebeu vários prêmios literários, entre eles o importante troféu Mariângela Calil da Academia Varginhense de Letras.
Seu primeiro livro publicado foi “Retratos das Gerais”, livro de contos que mostra o cotidiano do povo mineiro de forma comovente, com passagens divertidas e fino humor. Unindo ficção e realidade a autora mostra um pouco da História e Literatura das Gerais.
Alguns de seus contos foram premiados e o próprio livro obteve o primeiro lugar em Concurso Internacional.
Quando foi lançado (hoje está em sua segunda edição) este livro foi muito aplaudido em nossa cidade e a autora convidada a ingressar na Academia de Ciências e Letras de São Lourenço, onde ocupa a cadeira 86, que leva o nome de sua avó materna: Luiza Nogueira Bortoni.
Dois de seus contos são vivenciados aqui: o primeiro “As Hortênsias Azuis do Lago”, narra o romance de amor de um casal, em meio às flores e a beleza do Parque das Águas.
O segundo se chama: “A Andarilha do Sul das Gerais”. Este conto fez sucesso porque sua personagem, Marianinha, existiu realmente e pessoas mais idosas da região, se lembravam dela.
Mais tarde a escritora lançou “Rindo e So(r)indo”. Livro de histórias bastante divertidas.
Em 2014 publicou, através da Editora Novo Século, seu primeiro romance policial: “Um Funeral na Grécia”. Vivenciado em dois continentes, mostra um pouco dos costumes e comidas gregas.
Lançado na Bienal de São Paulo, participou também da Bienal do Rio de Janeiro. Com cenas de suspense e emoção, tem sido muito elogiado pelos leitores.
Como os demais livros da autora, ele tem parte de um capítulo desenrolado em São Lourenço.
No final de 2019, foi publicado “Crime e Segredo”. Lançado na Bienal do Rio de Janeiro, este romance se inicia em São Lourenço, mostrando o encanto e charme desta estância hidromineral.
É também um romance de suspense e muita emoção. Tem sido elogiado pelos leitores de vários lugares do Brasil.
A autora, aproveitando a oportunidade de falar neste conceituado jornal, agradece aos amigos e familiares que a têm apoiado e incentivado nesta jornada literária. Informa que os exemplares de seus livros se encontram na Realce Papelaria, Av. Dom Pedro II, 251, Centro.
“CRIME E SEGREDO” faz sucesso em várias partes do Brasil:
Rio de Janeiro – RJ
Maria da Fé – MG
Maria Luiza, Lurdinha Morais e a senhora Prefeita