Na última quinta-feira, dia 11 de maio, foi realizada a cerimônia de abertura da campanha “Maio Amarelo”.
O evento aconteceu na Câmara Municipal e reuniu dezenas de pessoas, entre vereadores, autoridades, representantes da Secretaria de Planejamento e Finanças, Secretaria de Saúde, Polícia Militar, agentes de trânsito da SL Trans e da saúde.
Com o tema “No trânsito escolha a vida”, em 2023 a campanha comemora 10 anos e é um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito, criada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária. Tem como objetivo sensibilizar a sociedade para a importância da adoção de comportamentos mais seguros no trânsito.
Representando o Prefeito, o Secretário de Planejamento e Finanças, Daniel Donato, enfatizou a importância da campanha e todo o trabalho que o atual administração tem feito na cidade.
“O trânsito é levado a sério por esta administração, o prefeito Lessa, por meio da secretaria de planejamento vem dedicando esforços para o crescimento da SLTRANS e a transformou em Diretoria. Estamos trabalhando com afinco na melhoria da sinalização, seja ela vertical ou horizontal, estamos licitando melhorias no que diz respeito a sinalização semafórica e também de câmeras de monitoramento, melhorando o cronograma de manutenção e tratando os agentes com mais respeito e dignidade”, explica o Secretário.
Segundo o Gerente do Departamento de Trânsito de São Lourenço, Alexandre Silva Chaves, durante todo o mês de maio, diversas atividades serão realizadas em São Lourenço, uma parceria entre a SL Trans, através da Secretaria de Planejamento e Finanças, com a Secretaria de Educação e Saúde, com a intenção de orientar os motoristas, ciclistas, pedestres, passageiros, estudantes sobre a importância de respeitar as leis de trânsito e adotar medidas que possam contribuir para a redução de acidentes e mortes.
“A campanha é muito importante e tem o intuito de reduzir o número de acidentes e conscientizar toda a população para agir com mais segurança no trânsito. Contamos com a parceria da Secretaria de Saúde, Educação e Polícia Militar e juntos vamos realizar diversas ações durante todo o ano e, em especial agora no mês de maio, que teremos palestras nas escolas, blitz juntamente com a PM para conscientizar os motoristas, entre outras ações”, conta Alexandre.
No Brasil, segundo dados da Secretaria Nacional de Trânsito, o trânsito ainda mata mais de 33 mil pessoas por ano. O compromisso do Observatório é reduzir pela metade o número de mortes até 2028 para atingir as metas de redução de acidentes de trânsito pactuadas com a Organização das Nações Unidas (ONU).