Desde domingo dia 02/04 as celebrações, procissões, bênçãos, confissões, tiveram início na Igreja católica em comemoração a semana mais importante para a Igreja, a Semana Santa. Com a tradicional benção dos Ramos, o domingo de Ramos abre a Semana Santa.
A Semana Santa celebra a Paixão, a Morte e a Ressurreição de Jesus Cristo. Ela se inicia no Domingo de Ramos, que relembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém e termina com a ressurreição de Jesus, no domingo de Páscoa.
A Semana Santa é assim chamada por causa da paixão com que Jesus voluntariamente foi à cruz para pagar pelos pecados de seu povo.
Significado de cada dia da celebração da Semana Santa
Domingo de Ramos
O Domingo de Ramos, que marca o início da Semana Santa, é uma data de caráter festivo. Nele se celebra a entrada de Jesus Cristo em Jerusalém, ocasião em que foi recebido com muito entusiasmo pelo povo, que o aclamou como Senhor e Salvador agitando ramos de palmeira e gritando “Hosana ao filho de Davi!”.
Nesse dia, a Missa de Ramos, promovida pela Igreja Católica, tem início nas ruas das cidades com uma procissão. Os fiéis costumam levar à procissão ramos de palmeira e outras árvores. Durante a procissão e a missa, os ramos são abençoados.
Segunda-Feira Santa
Após dormir em Betânia, Jesus e seus discípulos voltaram à cidade de Jerusalém. Nesse dia, Jesus expulsou os mascates e os compradores que faziam negócios dentro do Templo de Jerusalém. Essa passagem ficou conhecida como limpeza do Templo.
Em Mateus 21:12-22, Jesus diz:
Está escrito: A minha casa será chamada casa de oração. Mas vós a tendes convertido em covil de ladrões.
Nesse mesmo dia, Jesus curou coxos e cegos dentro do templo.
A Segunda-Feira Santa precede os momentos mais importantes da Semana e é caracterizado como uma data de preparação para a Paixão.
Terça-Feira Santa
Segundo a Bíblia, na terça-feira Jesus retornou a Jerusalém e foi confrontado pelas autoridades religiosas do templo, irritadas com o fato de Jesus se colocar como uma autoridade espiritual. As conspirações contra Jesus eram cada vez maiores, e houve até uma tentativa de emboscada para prendê-lo.
No final do dia, Jesus foi com seus discípulos ao Monte das Oliveiras, onde profetizou sobre o Juízo Final, o fim dos tempos e o seu regresso (Parusia). Em Mateus 24:36, Jesus diz:
Contudo, ninguém sabe a data e a hora em que o fim virá, nem mesmo os anjos, nem sequer o Filho de Deus. Só o Pai o sabe.
Procissão do Encontro
Quarta-Feira Santa
Não há na Bíblia informações sobre o que fez Jesus nesse dia. Pode ser que tenha permanecido em Betânia, próximo a seus amigos Lázaro, Maria e Marta. Lembremos que um dos milagres mais conhecidos de Jesus é a ressurreição de Lázaro, acontecida tempos atrás.
Nas paróquias católicas do Brasil, esse dia é marcado pela Procissão do Encontro, que reconstrói de maneira simbólica o encontro entre Jesus e sua mãe Maria durante a Via Sacra (Via Crucis).
Na procissão, os homens partem de um ponto da cidade carregando a imagem de Nosso Senhor dos Passos. As mulheres partem de outro ponto carregando o andor de N. Sra. das Dores. Num dado momento, ambas as procissões se encontram.
Missa na Basílica Menor na Paroquia de São Lourenço mártir – Sermão das 7 dores
Amanhã continuaremos a matéria com os demais dias da Semana Santa.