Produtos adquiridos em feira de São Paulo seriam levados para cidade do interior da Bahia
Um caminhão baú com uma carga clandestina de cigarros contrabandeados, equipamentos de telefonia e cigarros eletrônicos foi interceptado e teve a carga apreendida pela Polícia Rodoviária Federal em Pouso Alegre, na noite desta quarta-feira (5). A apreensão foi durante operação conjunta da PRF e Polícia Civil.
As informações passadas pela PRF são de que por volta de 22h45 o caminhão baú foi parado para fiscalização no km 871 da Rodovia Fernão Dias, na unidade policial instalada em Pouso Alegre.
Policiais perguntaram ao condutor, de 41 anos e que viajava com uma passageira de 52, se havia alguma carga no interior do caminhão. Ele informou que o baú estava vazio. Em seguida afirmou que havia uma mudança embarcada em São Paulo e que teria como destino a cidade de Teixeira de Freitas, no extremo Sul da Bahia.
Policiais relataram que, diante da contradição e nervosismo do motorista, solicitaram que o baú fosse aberto. Após retirarem objetos da mudança, surgiu na metade até o fundo do baú a carga clandestina.
Foram apreendidos aproximadamente 16.250 maços de cigarros de origem estrangeira (Gudang e Villas) acondicionados em 25 caixas de papelão; cerca de 346 unidades de cigarros eletrônicos, de comércio e uso proibidos no Brasil; 13 aparelhos celulares sem documentação fiscal; 5 aparelhos receptores de televisão (decodificador BTV) e 1 detector de metal.
Questionado, o condutor alegou que os produtos eram de sua posse e que pagou as quantias de R$ 10 mil pelos cigarros estrangeiros e R$ 5 mil pelos aparelhos e cigarros eletrônicos. Ele disse que adquiriu os produtos na feira da madrugada em São Paulo e que revenderia no município de Teixeira de Freitas.
Condutor e passageira foram presos pelo cometimento, em tese, dos crimes de contrabando e descaminho e conduzidos à Polícia Federal em Varginha para o flagrante. O veículo foi lacrado com os produtos e encaminhado para a Receita Federal.