A campanha do setembro amarelo começou contagiando toda a região no sul de minas gerais.
São Lourenço e cidades vizinhas vestiram a camiseta que diz Pedir ajuda é um ato de coragem, campanha lançada
pela Associação FloreSER Calvin. A ONG foi criada no final dr 2022 por iniciativa de uma mãe enlutada, que perdeu o filho de 22 anos para o suicídio.
Maus de 50 empresas aderiram à campanha na região, por entenderem que é importante falar sobre o assunto para que a ajuda chegue a quem precisa. No dia 1° de setembro a campanha foi lançada com transmissão ao vivo pelo Instagram, com a passagem de bastão do Agosto Lilás para o Setembro Amarelo, seguida por uma live com o psicanalista Ivan Capelatto, especialista no tema
.
Já no feriado de 7 de setembro voluntários e o clube do jeep de São Lourenço fizeram panfletagem e conscientização da população de Maria da Fé e Dom Viçoso durante a trilha 4×4 do setembro amarelo. A caravana foi recebido pelo Prefeito Adilson de Maria da Fé, a primeira dama e a Secretária de Educação, que relataram índices preocupantes no município.
Em Dom Viçoso a Secretaria de Saúde participou do evento e se interessou por uma parceria para oferecer ajuda à comunidade.
Na sexta 8 de setembro a Associação promoveu uma manhã de práticas energéticas no Parque das Águas de São Lourenço, que permitiu a entrada gratuita aos participantes que estavam com a camiseta da campanhaA Secretaria de Saúde de São Lourenço e a Unimed participaram do evento, oferecendo vacinas e promoção de saúde. Os participantes fizeram aula de Tai Chi Chuan, Yoga e Meditação.
“A campanha está em andamento e tem outras ações previstas até o final do mês. O importante é fazer com que essas informações sobre prevenção e cuidado cheguem ao número máximo de pessoas possível. Estamos aqui para ajudar” diz a Presidente da Associação FloreSER Calvin, Monica Fernandes.