Campanha de vacinação contra a gripe começa nesta segunda; saiba onde se imunizar no Sul de MG

Campanha de vacinação contra a gripe começa nesta segunda; saiba onde se imunizar no Sul de MG

Até o dia 31 de maio, a meta é imunizar 90% do público-alvo.

IMG 5475 Campanha de vacinação contra a gripe começa nesta segunda; saiba onde se imunizar no Sul de MG

A campanha de vacinação contra a gripeiniciou nesta segunda-feira (25) em todo o território nacional. Devido ao aumento da circulação de vírus respiratórios, o Ministério da Saúde optou por antecipar a imunização, que geralmente ocorre entre os meses de abril e maio. No Sul de Minas, algumas cidades decidiram antecipar ainda mais, iniciando a vacinação já no sábado (23).

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), foram distribuídas 844 mil doses da vacina contra a influenza para as regionais de saúde de Minas Gerais. Até o dia 31 de maio, a meta é imunizar 90% do público-alvo.

O público prioritário para a vacinação contra influenza inclui:

  • crianças (de 6 meses a menores de 6 anos);
  • gestantes e puérperas;
  • trabalhadores de saúde;
  • povos indígenas e quilombolas;
  • professores;
  • pessoas com comorbidades;
  • pessoas com deficiência permanente a partir de 12 anos;
  • caminhoneiros;
  • trabalhadores de transporte coletivo rodoviário urbano e de longo curso;
  • trabalhadores portuários;
  • forças de segurança, salvamento e forças armadas;
  • pessoas em situação de rua;
  • população privada de liberdade;
  • funcionários do sistema prisional;
  • adolescentes menores de 18 anos sob medidas socioeducativas.

 

Conforme a SES-MG, no estado, em 2023, foram notificados 549 casos de síndrome respiratória aguda grave por influenza e 51 óbitos. Agora, até fevereiro de 2024, foram 11 casos notificados da doença e um óbito.

Vacina contra a gripe — Foto: Secretaria da Saúde de Sorocaba/Divulgação

Vacina contra a gripe — Foto: Secretaria da Saúde de Sorocaba/Divulgação

Locais de Vacinação

 

A vacinação ocorrerá em todo o país até o dia 31 de maio. Para encontrar os locais de vacinação em sua cidade, é possível acessar os sites das prefeituras na internet ou se informar em um posto de saúde próximo.

A cidade de Pouso Alegre começou a imunizar ainda no sábado (23) e conta com 21 salas de saúde distribuídas pelos bairros, sendo o destaque o Centro de Vacinação.

O Centro de Vacinação está localizado na Avenida Doutor João Beraldo, nº 567, no Centro da cidade. O local funciona de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 19h, sem intervalo de almoço. É importante apresentar o cartão de vacinas e documento com foto para receber a imunização.

 

Alfenas também antecipou a vacinação, imunizando o público-alvo a partir de sábado. A vacinação continuará no ambulatório Aparecida e nos PSF’s dos bairros Jardim América, Pinheirinho e Jardim Primavera.

Poços de Caldas conta com 61.528 pessoas nos grupos prioritários para receber a vacina contra a influenza a partir desta segunda-feira. A cidade recebeu 6.110 doses de vacina, o que corresponde a 9,93% do público-alvo.

Todas as salas de vacina estarão aplicando o imunizante das 8h às 16h. É necessário apresentar o cartão do SUS ou CPF, cartão de vacinas e documento comprobatório em caso de condição profissional ou clínica que se enquadre nos grupos prioritários.

Na regional de Varginha, foram recebidas 35.800 doses da vacina contra a influenza, sendo a segunda maior quantidade de doses distribuída na região, atrás apenas da regional de Pouso Alegre.

Varginha conta com 16 locais de vacinação, incluindo a central de vacinação e salas nas unidades dos bairros Canaã, Caic II, Jardim Colonial, Centenário, Sion, Santana, Barcelona, Vila Mendes, Corcetti, Vargem, Nossa Senhora de Fátima, Novo Tempo, Damasco, Jardim Áurea e Mont Serrat.

 

Em Passos, são oito pontos com a vacinação que funcionam de 8h às 16h. A sala de vacinas no bairro São Lucas e o PSF do bairro Santa Luzia não fazem intervalo para almoço.

Mais de 30 mil pessoas podem tomar a dose na cidade. A meta é vacinar os grupos prioritários, com destaque para os idosos (18 mil) e para as crianças (6,8 mil).

Rolar para cima
.