Estamos no período do ano com as estações mais frias, com a necessidade de alguns cuidados extras para quem trafega por rodovias. A Arteris Fernão Dias, concessionária que administra a BR-381 entre Contagem e Guarulhos, alerta que a baixa visibilidade provocada pela neblina pode causar acidentes, tanto leves quanto graves, e por isso o motorista deve ter muito cuidado ao trafegar.
O nevoeiro que se forma com a umidade do ar pode limitar a visão do motorista. Mesmo para quem conhece o trajeto, a neblina é traiçoeira e a falta de visibilidade faz com que o condutor perca a referência.
“Mesmo os motoristas mais experientes devem redobrar a atenção. As pistas ficam úmidas, a visibilidade diminui e o tempo de resposta do veículo na freada é mais lento, o que pode provocar acidentes. Portanto fica o alerta: tire o pé do acelerador, vá devagar e siga viagem com segurança”, ressalta Edivaldo Braga, gerente de Operações.
Confira as dicas de segurança
- Reduza gradativamente a velocidade;
- Abra ao menos um pouco a janela para ouvir eventuais sinais sonoros;
- Não pare no acostamento. Pare só em lugares seguros. A Arteris Fernão Dias possui 12 Postos de Apoio ao longo da rodovia;
- Use as faixas da estrada como referência para o seu caminho;
- Mantenha uma distância segura do veículo à frente;
- Se o veículo estiver em movimento, não ligue o pisca-alerta;
- Para não embaçar os vidros, deixe-os abertos ou ligue a ventilação do veículo.
Como se forma?
A neblina pode acontecer em qualquer época do ano, mas durante o outono e inverno esse fenômeno é mais frequente, principalmente de madrugada e no começo da manhã.
Para que ela ocorra, é preciso que haja baixas temperaturas e a umidade do ar esteja alta.
Quando há uma massa de ar muito seca e uma queda de temperatura no solo, ocorre um aumento de umidade próximo à superfície. A névoa é um efeito da presença de uma camada de ar mais quente sobre a camada mais fria que está encostada no solo. É uma nuvem encostada na superfície.
A queda da temperatura da superfície ocorre devido a rápida perda de energia da Terra para a atmosfera devido ao céu claro, sem nuvem e com baixa umidade, algo comum nessa época do ano, especialmente em dias de ventos fracos.
Nevoeiros são minúsculas gotículas de água ou cristais de gelo suspensos numa camada de ar próxima à superfície. Eles podem ser formados por diferentes condições meteorológicas. Há, por exemplo, nevoeiros que ocorrem quando uma massa de ar quente e úmido passa sobre uma uma superfície fria e nevoeiros orográficos, que ocorrem em montanhas e serras.
Assim que o Sol vai aparecendo, o nevoeiro se dissipa ou sobe. Quando há esse tipo de névoa, a tendência é a temperatura subir ao longo do dia. “O início da manhã é mais frio, mas a amplitude térmica maior”. Fonte: Neide Oliveira, meteorologista do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).