A prefeitura municipal de São Lourenço emitiu um comunicado na tarde desta quarta 1/12, na região mais de 50 municípios já cancelaram o carnaval e réveillon, devido a descoberta e avanço da nova variante do Coronavírus, a Ômicron.
A cidade de São Lourenço espera receber os turistas para a festas de final de ano e carnaval 2022, para isso realizou reunião com a secretaria municipal de saúde, de cultura e esportes do município, representante dos hotéis, trade turístico, polícia militar, bombeiros, empresários, etc. com o objetivo de decidir a realização das festividades.
A prefeitura municipal de São Lourenço definiu que não haverá festividades em locais públicos, como o calcadão, Ilha Antônio Dutra, blocos de ruas etc. O Bloco do Pijama, que desfila há mais de 30 anos, está proibido, assim como o desfile de blocos dos hotéis, a apresentação da Fava no calçadão, enfim, em locais públicos não haverá apresentações musicais, shows, nada de eventos.
Está autorizado carnaval em clubes, hotéis, bares, casas de eventos, ou seja, eventos privados, desde que sejam cumpridas a determinações dos decretos vigentes na época, referente a prevenção da Covid-19, ou ainda que não haja restrição no Programa Minas Consciente.
Sobre a Ômicron
Detectada pela primeira vez na África do Sul no final de novembro, essa nova versão do agente infeccioso vem chamando a atenção de especialistas pela quantidade e pela variedade de mutações genéticas.
Por ora, há suspeitas – mas não confirmações – de que essa variante seja mais infecciosa e consiga “driblar” a imunidade obtida após a vacinação ou a recuperação da covid-19. A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera desde a semana passada a ômicron como uma “variante de preocupação”, e um dos motivos é porque ela potencialmente possa provocar mais reinfecções.
Nos últimos dias, a ômicron já foi detectada em todos os continentes. Até o momento, a porção sul da África concentra a maioria dos casos.
O Brasil confirmou os três primeiros casos de covid-19 causados pela variante ômicron do coronavírus.