Rompimento de adutora alaga rua no centro de São Lourenço

A adutora que abastece o reservatório de água do Bairro Carioca rompeu hoje 25/09 pela manhã em São Lourenço e a água alagou rua no centro da cidade.

adutora Rompimento de adutora alaga rua no centro de São Lourenço
SAAE trocando a tubulação da adutora. Foto Karla Barbedo

Com o rompimento da adutora a Rua Batista Luzardo, entre as Avenidas Comendador Costa e Dom Pedro II ficou parecendo um rio.

Devido ao vazamento de água os bairros tiveram  serviço de água suspenso pois milhares de litros de água vazaram pelas ruas. Os bairros prejudicados foram Bairro Carioca e São Lourenço Velho.

O SAAE Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Loureço providenciou a troca da tubulação que estourou e o serviço de abastecimento do reservatório do Bairro Carioca foi restabelecido no final da tarde. Certamente na noite dessa segunda a situação já estará normalizada e a água restabelecida  nas residências e comércios dos bairros afetados.

adutor 2 Rompimento de adutora alaga rua no centro de São Lourenço
O rompimento foi em frente a garage do Hotel Brasil. Foto Karla Barbedo.

Saiba mais:

O que é uma adutora?

É um canal, galeria ou encanamento destinado a conduzir a água.

O que pode levar uma adutora a romper?

A despeito da idade dos encanamentos, os rompimentos podem ser ocasionados por diversas situações. Até

O que é Golpe de Aríete?

O Golpe de Aríete é um fenômeno hidráulico onde o fluído literalmente dá “marteladas” no interior da tubulação, se chocando contra tubos, válvulas e conexões.

Numa tradução literal, Aríete significa carneiro e pode ter também como entrada a tradução “vaivém”.

O nome Aríete vem de um dispositivo ou arma de guerra utilizada nas Idades Média e Antiga. O Aríete era composto por um grande tronco de árvore com uma das extremidades revestida por peça metálica, geralmente de bronze, muitas vezes no formato de uma cabeça de um carneiro.

Essa arma era utilizada pelos soldados que, sincronizados em grupo, chocavam a extremidade metálica desse tronco contra portões repetidas vezes, até que a estrutura viesse a romper.

 

 

Rolar para cima
.