Após anos e anos de muita luta, os protetores de animais de São Lourenço e região podem comemorar o primeiro passo de uma conquista.
O governo municipal vai protocolar hoje dia 04/05 às 16 horas na Câmara Municipal de São Lourenço o projeto de lei que deverá ser apreciado e votado pelos vereadores a fim de acabar com as charretes de São Lourenço.
Os vereadores irão apreciar o projeto, podem ou não fazer alterações e votam.
A luta agora vai para a Câmara de vereadores que tem que aprovar o projeto, que dificilmente não será aprovado, tamanha repercussão que a causa animal tem tomado e os flagrantes maus tratos que os animais vem sofrendo. Vários deles já morreram no centro da cidade.
Os animais que ficam expostos ao sol, chuva, com fome , apresentam magreza e muitos deles recebem chicotadas para carregar além da carga que podem.
O uso de charrete e cavalo não é proibido, todos podem utilizar, o que não devemos mais permitir é o uso de animais mediante taxas cobradas para esses passeios. Exploração turística baseada no trabalho animal.
Outro ponto que os vereadores devem observar é a questão social, onde os charreteiros vão conseguir uma renda? Acabar com essa atividade econômica é sim de um uma necessidade há muitos anos. Mas o poder público tem que olhar as famílias que sobrevivem dessa atividade e absorver os charreteiros cadastrados hoje no município que segundo informações giram em torno de 45 charretes.
Essa atividade econômica existe em São Lourenço há mais de 100 anos, sendo assim é dever do município indenizá-los ou absorvê-los de uma forma que tragam sustento para sua família.
O mundo evoluiu, o transporte evoluiu, o homem e sua mente também precisam evoluir , estamos em constante aprendizagem e essa luta é de todos nós seres humanos que temos obrigação de proteger e cuidar dos animais.
entenda o caso:
Deputado Oswaldo Lopes explica polêmica da verba de R$ 1.350.000,00 destinada a SL
30 charreteiros de SL já assinaram acordo pelo fim das charretes
Fim das Charretes de SL deve ocorrer a partir de janeiro de 2023
Resultado da enquete sobre as charretes utilizadas no turismo
Em São Lourenço passeio de charretes continuam!