As soluções são estimuladas pelo Programa Jovens Sonhalizadores, da Fábrica dos Sonhos, organização social da cidade de São Lourenço-MG
Quatro jovens empreendedores de diferentes comunidades de cidades do Sul de Minas Gerais foram selecionados pela Comissão Europeia para realizar um intercâmbio de empreendedorismo social em Barcelona e embarcarão no dia 15 de Abril para apresentarem suas soluções para tornar o mundo melhor.
A seleção desses jovens empreendedores é uma prova do potencial e da criatividade dos jovens empreendedores do sul de minas. A Comissão Europeia reconheceu seu espírito empreendedor e seu potencial para contribuir para a economia e a sociedade da região e convidou esses jovens junto com a organização social Fábrica dos Sonhos para apresentarem suas ideias em uma conferência com diversos outros países.
Os quatro jovens empreendedores possuem projetos inovadores em São Lourenço e cidades do entorno. O intercâmbio, que terá duração de 10 dias, permitirá que esses empreendedores tenham acesso a novas ideias e tecnologias, além de expandir seus projetos sociais internacionalmente.
Os jovens empreendedores sociais estão entusiasmados com a oportunidade e esperam trazer novas ideias e tecnologias para o sul de minas gerais e para o Brasil como um todo. Eles acreditam que o intercâmbio irá ajudá-los a crescer como empreendedores sociais e a fazer a diferença em suas comunidades. Eles estão ansiosos para aprender com seus colegas europeus e gerar impactos ainda maiores com isso.
Um exemplo é a jovem Heloisa, de 17 anos, que é escritora e já possui um livro publicado para jovens que passam por situações difíceis – “É uma ótima oportunidade para expandir nossos horizontes e dar mais força e garra para mudar o mundo. Há muito o que se fazer ainda e precisamos de apoio como esse intercâmbio para mais jovens”.
Todos os custos da viagem são pagos pela Comissão Européia, em um acordo de cooperação entre outras 3 organizações sociais, que incluem a Fabrica dos Sonhos, de São Lourenço-Mg, uma organização da França, uma da Espanha e uma de Martinica. Apesar de estar tudo pago, os jovens também estão arrecadando recursos para conseguir melhorar seus projetos e divulgar melhor suas iniciativas.
Ao retornar no Brasil, os jovens pretendem realizar um evento de troca de aprendizagem com outros jovens empreendedores interessados da região. Para saber mais acesse o site da Fábrica dos Sonhos.