O Domingo começou com um desfile de 16 bandas, de 15 municípios da região e também do interior de São Paulo e da região metropolitana de Belo Horizonte.
Desfile começou em frente ao Parque
Quem acompanhou o desfile se emocionou do início ao fim, diversos clássicos foram interpretados pelos grupos.
O Encontro de Bandas já não ocorria em São Lourenço há mais de 12 anos, e agora faz parte de um projeto de resgate e valorização da nossa cultura artística e musical, realizado pelo Governo Municipal, através da Secretaria de Cultura e Patrimônio.
Após o desfile as bandas se reuniram na Praça Doutor Ismael Souza, (Praça da Estação), onde em rodízio as bandas se apresentaram durante todo o domingo.
O público gostou das apresentações
Entre todas as bandas estava também a Sociedade Musical Antônio de Lorenzo, Patrimônio Imaterial de São Lourenço, banda anfitriã do evento, presidida pela Srª Gilsea Gonzaga Pereira, que se emocionou com evento e agradeceu a todos por essa realização.
Segundo a Secretária de Cultura e Patrimônio, Renata Prado, a retomada do Encontro de Bandas, depois de tantos anos, tem o objetivo de incentivar e valorizar um dos principais elementos da identidade cultural mineira, além de fortalecer os laços entre as corporações musicais.
“Agradeço imensamente todo o apoio do prefeito Lessa, que nunca disse não à cultura, ao contrário, cumpriu seu compromisso de governo e tem destinado recursos para transformar a cultura e o patrimônio de nossa cidade. Quero agradecer a equipe da cultura que não mediu esforços para que pudéssemos estar aqui hoje. Muito obrigada! ”, agradece a Secretária.
Fotos: Davi Amorim
As fotos abaixo são do desfile no domingo em São Lourenço.
O Maestro Joaquim Ferreira foi um dos homenageados em frente a Casa da Cultura no Bairro da Estação no 3 Encontro de Bandas de São Lourenço. Outra homenagem ficou para a família do músico José Maria que durante longas décadas participou da Sociedade Musical Antônio de Lorenzo. José Mari faleceu em 2021 vítima de Covid 19.